Contadores admitem falta de preparo para a reforma tributária, aponta pesquisa da IOB
top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Contadores admitem falta de preparo para a reforma tributária, aponta pesquisa da IOB

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 23 de set.
  • 2 min de leitura

Levantamento nacional revela que a maioria dos contadores está apenas começando a se preparar ou ainda precisa aprofundar o conhecimento sobre as novas regras.


A poucos meses do início da implementação da reforma tributária, a maioria dos profissionais da área contábil ainda não se considera preparada para as mudanças que impactarão diretamente sua rotina e a das empresas que atendem. É o que mostra a segunda edição da pesquisa “A opinião dos contadores brasileiros sobre a Reforma Tributária”, realizada pela consultoria IOB, a pedido da Folha de S.Paulo, entre maio e julho de 2025.


Segundo o levantamento, 58% dos contadores entrevistados afirmam não estar prontos para a nova legislação tributária. Desse total, 41% disseram que estão em fase inicial de preparação, enquanto 17% reconhecem que precisam se aprofundar mais nos temas.


Em entrevista ao jornal, Sérgio Approbato, diretor de Negócios da IOB, afirmou que o cenário é preocupante. “Conforme vai se aproximando da obrigatoriedade da aplicação da lei, o profissional começa a ficar mais consciente do que está acontecendo. Talvez ele não esteja ainda totalmente preparado, como já deveria estar”, afirmou.


A pesquisa ouviu 347 profissionais de contabilidade de todas as regiões do país, revelando um cenário que exige atenção, especialmente diante das complexidades operacionais envolvidas na transição para o modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA dual) e outras alterações previstas.


Desafio para empresas e profissionais


O resultado indica um descompasso entre a velocidade da reforma e a adaptação do setor contábil, responsável por interpretar, aplicar e orientar as empresas na nova estrutura tributária. Embora muitas entidades e consultorias estejam promovendo cursos e seminários, a necessidade de capacitação técnica continua alta.


A expectativa é que, com a regulamentação avançando no Congresso e a entrada em vigor de partes da reforma a partir de 2026, haja um movimento intenso de atualização profissional nos próximos meses.


Formação continuada é essencial


Especialistas do setor reforçam que a educação continuada será um dos principais pilares de adaptação para os contadores, que terão papel fundamental na implementação prática das mudanças nos negócios — desde ajustes nos sistemas fiscais até a revisão de estratégias tributárias e de precificação.


__________


Fonte: Fenacon

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page