top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Segurados, mantenham seus dados cadastrais atualizados 

É por meio dessas informações no sistema que o INSS concede benefícios e entra em contato, se for o caso

 

Publicado em 04/03/2024 16h34 Atualizado em 04/03/2024 17h14

 

 Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem manter os dados cadastrais atualizados no instituto. É através dessas informações que, em caso de necessidade, a autarquia faz contato com o cidadão ou cidadã. Por isso, ao trocar de telefone, endereço, nome, atividade ou e-mail é importante alterar as informações no INSS. Pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135 os segurados podem fazer essas alterações sem sair de casa. 

Importante: o INSS não faz qualquer tipo de atendimento por e-mail. Portanto, o envio de documentos, requerimentos e ofícios por correio eletrônico, não é eficaz e os dados não são alterados. 

 

Informações desatualizadas ou incorretas podem causar atrasos na concessão de benefícios ou até mesmo suspensão de pagamento. Isso pode ocorrer porque o INSS, ao tentar validar informações para o processamento do benefício ou para a realização de auditoria, se depara com discrepâncias ou dados desatualizados. 

 

Outro ponto a considerar é a prevenção de fraudes. Com o cadastro atualizado, o sistema tem mais chances de identificar tentativas de uso indevido dos dados do contribuinte, evitando atividades fraudulentas que poderiam comprometer o acesso aos seus direitos.

 

Antes de iniciar o processo de atualização, tenha em mãos documentos como: documento de identidade, CPF, comprovante de residência com CEP atualizado, Certidão de Nascimento ou Casamento, caso haja mudança de estado civil, e documentos dos dependentes, se for o caso.

 

Passo a passo

·         Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”

·         Faça login usando senha e usuário do Gov.br

·         Clique em “Novo Pedido”

·         Clique em “Atualização de cadastro e atividade”

·         Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”

·         Preencha os dados atualizados e envie sua solicitação

·         O segurado pode ainda usar a central 135 para fazer os acertos

Martha Imenes/Ascom

 

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page