Presidente do Comsefaz destaca papel do Comitê Gestor do IBS no maior congresso de estudos tributários do país
- Marketing | Sped Automation
- há 15 horas
- 2 min de leitura
O presidente do Comsefaz, Flávio César, participou, nesta quarta-feira (10), do XXII Congresso Nacional de Estudos Tributários realizado pelo IBET, em São Paulo.
O evento reúne de 10 a 12 de dezembro grandes especialistas da área e faz uma homenagem ao renomado jurista Paulo de Barros Carvalho, que morreu, em agosto de 2025, aos 86 anos de idade.
O presidente Flávio César participou da mesa “Sistema Tributário Nacional e Estabilidade da Federação Brasileira” ao lado de Angela Maria da Motta Pacheco (advogada e Professora IBET), Roque Antonio Carrazza (advogado e professor IBET), Sacha Calmon Navarro Coêlho (ex-Titular UFRJ, advogado, presidente honorário e fundador ABRADT), Paulo Ayres Barreto (livre-docente e professor da USP, advogado, coordenador do curso Tributação Internacional IBET e IBET Rio de Janeiro), Tácio Lacerda Gama (advogado, presidente IAT e Professor do IBET) e Jean Cleuter Simões Mendonça (mestre IBET, advogado, presidente OAB/AM e coordenador do IBET Manaus).
Em sua palestra, Flávio César destacou o papel do Comitê Gestor do IBS para a manutenção do pacto federativo brasileiro:
“Estar no maior congresso da área no país, ao lado de nomes de profundo reconhecimento técnico, reforça a responsabilidade e o privilégio de contribuir para esse debate. Tive a satisfação de compartilhar um pouco do trabalho que conduzimos no Comsefaz e no Comitê Gestor do IBS, especialmente neste período em que a implementação da reforma tributária exige clareza, equilíbrio federativo e decisões institucionais maduras”, disse.
Ainda durante a apresentação, o presidente do Comsefaz, que também preside o Comitê Gestor do IBS, abordou temas centrais com o papel do comitê na preservação do pacto federativo, os riscos da paralisia institucional, os desafios da composição do Conselho e a urgência da estruturação técnica para que o IBS comece a operar em 2026, conforme aprovado pelo Congresso.
“São diálogos como este, qualificados, profundos e fundamentados que fortalecem a transição para um sistema mais simples, eficiente e cooperativo”, afirmou.
O XXII Congresso Nacional de Estudos Tributários segue com a programação de palestras e debates até sexta-feira, 12 de dezembro. Acompanhe o evento pelos canais de divulgação do Ibet.







