Profissão de Ergonomia será incluída na CBO este ano
top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Profissão de Ergonomia será incluída na CBO este ano

Entidades representativas e MTE chegam a consenso sobre a inclusão da Ergonomia na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) que será divulgada nos próximos meses.

 

Publicado em 15/04/2024 18h02

 

Em reunião ocorrida na última quinta-feira (11), representantes da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) chegaram a um consenso com a subsecretária de Estatística do MTE, Paula Montagner, para a inclusão da profissão de Ergonomista na próxima atualização da Classificação.

 

O Ergonomista é o profissional que aplica o conjunto de regras e procedimentos visando a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, máquinas e equipamentos, com o objetivo de reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos.

 

A subsecretária explicou aos representantes que a CBO se atualiza constantemente, incorporando novas ocupações que surgem no mercado de trabalho, além de realizar ajustes nas informações das ocupações existentes. "A ocupação de Ergonomista será incluída na CBO ainda este ano. Nos próximos meses, novas ocupações serão incorporadas à classificação brasileira de ocupações e aumentaremos a capacidade de descrever as ocupações através do Guia Brasileiro de Ocupações. Esta atividade é realizada em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil”, informou Montagner.

 

"Chegamos a um consenso relacionado à validação das discussões referentes à CBO do Ergonomista. Por ser uma atividade multidisciplinar, uma área inserida de classificação corrobora com a outra e proporciona um trabalho amplo e de qualidade", salienta o representante do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Denilson Santana.

 

A Presidente da ABERGO, Lucy Mara Baú, explicou que a instituição já havia solicitado a inclusão do Ergonomista na CBO, porém, houve contestação pelo COFFITO argumentando que poderia confundir com as profissões da família da engenharia. "Com essa reunião, procuramos alinhar para beneficiar a todos, sem prejudicar outras profissões e garantindo a inclusão do Ergonomista na CBO", explica Lucy.

 

Para a representante do COFFITO, Patrícia Rosalfa Branco, os profissionais estavam preocupados com a publicação do CBO em relação à família à qual a classificação do Ergonomista estava associada, que é da engenharia. A ergonomia é como uma ciência multiprofissional, que abrange uma série de profissões regulamentadas de nível superior. "Na reunião com representantes de todas as profissões e o MTE, discutimos uma família para alocação da Ergonomia, como uma ocupação multiprofissional", argumentou Patrícia.

 

Segundo William Pimentel, representante do CONFEF, foi muito importante participar da reunião. Os ergonomistas realmente tinham essa demanda de estarem representados, terem um código próprio e serem reconhecidos em sua demanda de trabalho. "Nós, como profissionais da educação física, estamos sempre trabalhando em conjunto com as outras profissões e entendemos, como foi colocado pelos participantes, que é uma demanda realmente multiprofissional e que quanto mais as profissões se unirem em prol dessa atividade, mais reconhecimento e um trabalho bem-feito em prol do trabalhador teremos", salientou.

 

Paula Montagner alertou também as empresas sobre o prazo para o envio de informações, até o dia 3 de maio, para a geração de informações da RAIS 2023 aos estabelecimentos privados. "Estamos encerrando as informações que serão utilizadas para fins de organização da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS de 2023. Se houver alguma correção nos dados que ainda desejam fazer, depois do dia 3, encerraremos essa possibilidade, pois baixaremos os dados para fins de uso da RAIS”, esclareceu.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page