Presidente do Comsefaz destaca papel dos técnicos em reunião do GT que trata da organização institucional do Comitê Gestor do IBS
- Marketing | Sped Automation
- há 35 minutos
- 2 min de leitura
O presidente do Comsefaz, Flávio César, participou, nesta quinta-feira (29), da reunião presencial do Grupo de Trabalho 09, que trata da Organização Institucional do Comitê Gestor do IBS. O encontro ocorreu na sede do Comsefaz, em Brasília, e contou com a presença de técnicos das Fazendas estaduais, municipais e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição que apoia a estruturação do CGIBS.
O GT 09 é coordenado pelo assessor da secretaria de Fazenda de Alagoas e presidente do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), Luiz Dias.
A reunião teve como pauta principal o planejamento do GT para 2026, com foco nas áreas orçamentária e financeira; pessoal; logística; comunicação institucional e gestão de processos. Os técnicos se dividiram em subgrupos para eleger temas prioritários em cada setor, prazos e os responsáveis pela condução de cada eixo.
O presidente Flávio César fez uma saudação especial destacando o trabalho dos técnicos das Fazendas estaduais e municipais na condução dos processos:
“É impactante entrar nessa sala e ver todos vocês trabalhando com planejamento, uma equipe tão eficiente e comprometida. O GT 09 está constituído por um grupo de muita capacidade que já apresentou excelentes resultados até aqui. Por essa capacidade de liderança e condução de processos, o Luiz Dias tem contribuído muito com o Comitê Gestor. Mas ninguém faz nada sozinho. Para fazer boas entregas, precisamos de pessoas capacitadas ao nosso lado. E vocês formaram esse time de excelência, com técnicos dos estados e dos municípios, por isso mais do que nunca integração é fundamental. Minha mensagem aqui é de agradecimento. Estou bastante otimista e motivado”, afirmou.
Durante a reunião, a especialista em Gestão Fiscal do BID, Cristina Mac Dowell, reforçou o papel da estruturação do Comitê Gestor para o federalismo brasileiro:
“A partir das decisões tomadas pelo Comitê Gestor do IBS é que a gestão fiscal brasileira será definida. Uma boa estruturação é a base para o federalismo que estamos construindo agora. O BID tem papel mais metodológico do que de definição de conteúdo. Daremos todo o apoio necessário para que vocês tomem as decisões necessárias. O Brasil é o nosso maior sócio. Essa reforma tributária pode ser tornar referência para América Latina e Caribe. Países vizinhos que pensam em implantar o IVA estão prestando atenção no que vocês estão fazendo”, disse.
Planejamento
Segundo o coordenador do GT 09, Luiz Dias, o momento é de esforço concentrado para definir as prioridades que serão trabalhadas ao longo de 2026:
“Essa reunião foi convocada com o objetivo de realizar o planejamento de 2026, listando as principais linhas de ação para a estruturação do Comitê Gestor, uma entidade nova de natureza especial. Os desafios são muito grandes, por isso esse esforço concentrado para mapear prioridades, dividir tarefas, pactuar prazos. Para um órgão que está nascendo do zero, sem vinculação na esfera federativa, temos que criar tudo. Precisamos ter os processos minimamente funcionando, com pessoal, tecnologia. Estamos no caminho”, afirmou.
2026-01-26




Comentários