top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

PGFN produz diagnóstico da dívida ativa da União, estados e municípios

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 1 de ago.
  • 2 min de leitura

Objetivo é avaliar a maturidade na gestão e cobrança em nível nacional e aprimorar a recuperação de créditos de forma integrada.


A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) está produzindo um diagnóstico para avaliar o nível de desenvolvimento dos processos de trabalho, estruturas e práticas relacionadas à recuperação de créditos na União, estados e municípios. As contribuições serão colhidas até 20 de agosto e a proposta é que seja apresentada uma primeira versão do diagnóstico no II Congresso Nacional da Dívida Ativa, entre os dias 27 e 29 de agosto.


De acordo com o procurador-geral adjunto da Dívida Ativa da União e do FGTS, João Grognet, o objetivo “é subsidiar a elaboração de planos de ação customizados para o aprimoramento da gestão e o incremento da eficiência na recuperação de créditos, beneficiando toda a sociedade”.


Grognet reforça que a dívida ativa representa um volume significativo de recursos que, quando recuperados, impulsionam investimentos e a execução de políticas públicas essenciais para a sociedade. "Esse diagnóstico será ferramenta fundamental para avaliarmos onde estamos e, mais importante, onde podemos melhorar", afirma.


Com base nos resultados, a PGFN construirá uma visão clara da maturidade das procuradorias, identificando pontos fortes passíveis de serem replicados nacionalmente e áreas de melhoria nos fluxos de trabalho, uso de tecnologia, capacitação de pessoal, modelos de governança e estratégias de cobrança.


O Diagnóstico subsidiará, ainda, a elaboração de planos de ação customizados para otimizar o uso dos recursos disponíveis. Além disso, vai propiciar a troca de experiências e a construção de uma rede de conhecimento entre os órgãos responsáveis pela gestão e cobrança de créditos.


O link de participação está sendo encaminhado por e-mail para as procuradorias de estados e municípios. Apoiam a iniciativa o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Compeg) e a Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM). Os órgãos estão atuando na divulgação do Diagnóstico. Interessados em obter mais informações sobre a iniciativa devem encaminhar mensagem para o e-mail pgdau@pgfn.gov.br.


__________


Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page