Alterações trazidas pela Reforma Tributária são temas de atividades do CRCSP em diversas cidades
- Marketing | Sped Automation
- há 7 horas
- 4 min de leitura
Em 21 de outubro de 2025, profissionais de várias cidades se atualizaram sobre os impactos da Reforma Tributária para empresas de diversos portes e segmentos, com as palestras do programa CRCSP para Todos. As atividades foram realizadas nas cidades de Boituva, Garça, Itapetininga, Orlândia, Penápolis, São Bernardo do Campo, Sertãozinho e Tupã, com o apoio dos representantes do Conselho no interior do estado e das entidades locais.
Boituva e Porto Feliz
Promovida de forma conjunta pelos representantes do CRCSP em Boituva, Otacílio Pereira da Silva Neto, e de Porto Feliz, Celso Baptista, a palestra foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Boituva. O tema “Reforma Tributária na Prática – Simples Nacional” foi apresentado pelo doutor em Controladoria, Finanças e Tecnologia de Gestão, Arnóbio Neto Araújo Durães, que abordou os principais pontos das novas regras tributárias e explicou como as empresas optantes pelo Simples Nacional deverão fazer a apuração da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Garça
Em Garça, a atividade foi realizada no Grêmio Teatral Leopoldo Froes e abordou o tema “Reforma Tributária no Cenário dos Impostos”. O palestrante foi o especialista em Auditoria Tributária, Antônio Wanderlan Pereira Saraiva, que apresentou informações sobre o cronograma de implantação da Reforma, como apurar a CBS, o IBS e o Imposto Seletivo (IS) e como a reforma impacta o planejamento tributário das empresas. O representante do CRCSP em Garça, Edmar Rosa Eduardo, fez a moderação da palestra.
Itapetininga e Tatuí
Sediada no Espaço IT, em Itapetininga, a palestra “Reforma Tributária na Prática – Simples Nacional” foi organizada pelos representantes do CRCSP em Itapetininga, Anusca Pereira Florindo, e em Tatuí, Wiliam José Paes Rodrigues. O doutor em Controladoria, Finanças e Tecnologia de Gestão, Arnóbio Neto Araújo Durães, palestrante da atividade, apresentou as principais mudanças na apuração de tributos trazidas pela Reforma e os reflexos dessas alterações para as empresas do regime Simples Nacional, com destaque para os negócios de micro e pequeno portes.
Orlândia e São Joaquim da Barra
O CRCSP também também na cidade de Orlândia. Realizada na Etec Professor Alcídio de Souza Prado, a palestra “Simples Nacional: Regras para Planejamento Tributário, Cálculos e Adesão” foi organizada pelos representantes do Conselho em Orlândia, José Sérgio Vanzolin, e em São Joaquim da Barra, João Alfredo da Silva, moderadores da atividade. Para falar sobre o tema, o CRCSP convidou a especialista em Controladoria e Finanças, Danieli Nazaré Piati Zanineli Aragão, que detalhou as regras e as novas possibilidades de planejamento tributário que a Reforma Tributária trará para as empresas do Simples Nacional.
Penápolis
Sediada no auditório do Sincomércio de Penápolis, a palestra “Reforma Tributária e os Impactos nas Empresas do Simples Nacional e MEI” foi ministrada pelo mestre em Contabilidade, Vladimir Pereira Lemes, com moderação da representante do CRCSP em Penápolis, Patrícia dos Reis Sampaio. O palestrante apresentou desde as razões que tornaram necessária a reformulação do sistema tributário, os princípios da reforma e as alterações que ela traz para as empresas optantes do Simples Nacional e para os microempreendedores individuais (MEI).
São Bernardo do Campo
Realizada com apoio da 39ª Subseção da OAB-SP, a palestra em São Bernardo do Campo reuniu profissionais, empresários e estudantes da área contábil no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. O palestrante foi o especialista em recuperação de créditos tributários, Anderson de Moura, que apresentou o tema “Planejamento Tributário Inteligente na Era do IBS e da CBS”, com estratégias para obter o melhor aproveitamento de créditos e reduzir custos com a nova estrutura tributária. A moderação foi conduzida pelo representante do Conselho em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, e pela conselheira do CRCSP, Nayara Momesso Oliveira.
Sertãozinho
O Centro de Capacitação dos Professores de Sertãozinho sediou a palestra “Simples Nacional: Regras para Planejamento Tributário, Cálculos e Adesão”, com a especialista em Controladoria e Finanças, Danieli Nazaré Piati Zanineli Aragão. A palestrante explicou as diferenças entre os modelos integral e híbrido do Simples Nacional e como o novo modelo permitirá às micro e pequenas empresas recolherem o IBS e a CBS fora do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com o direito a recolherem créditos tributários, entre outras informações. A atividade foi moderada pelo representante do CRCSP em Sertãozinho, Rodrigo José Alves, e contou com apoio da Prefeitura de Sertãozinho e da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Sertãozinho (AECS) para sua realização.
Tupã
Realizada no Centro Universitário Faccat, a palestra do CRCSP em Tupã teve como palestrante o especialista em Contabilidade e Controladoria, Antônio Wanderlan Pereira Saraiva, que tratou sobre a “Reforma Tributária no Cenário dos Impostos”. A apresentação trouxe informações sobre as etapas de implantação da Reforma e suas implicações no planejamento tributário das empresas, entre outros tópicos relacionados. O moderador da palestra foi o representante do CRCSP em Tupã, Luís Dalmo de Carvalho Júnior.
Próximas atividades
O CRCSP realiza mensalmente dezenas de atividades gratuitas aos profissionais da contabilidade, tanto no modelo online como presencialmente, na capital e em diversas cidades do interior de São Paulo. Confira as próximas atividades no portal do CRCSP e faça sua inscrição.
__________
Fonte: CRCSP
Comentários