top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Administração simultânea em outras empresas pode levar ao desenquadramento do Simples

  • Marketing | Sped Automation
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura


Fernando Olivan - Comunicação Fenacon

Compartilhe

A Receita Federal publicou, em 12 de dezembro, a Solução de Consulta Cosit nº 256/2025, esclarecendo que empresas enquadradas no Simples Nacional podem ter sua opção impedida ou cancelada quando o administrador — mesmo que não seja sócio — também exerça administração em outras pessoas jurídicas com fins lucrativos, e a receita bruta global das empresas administradas ultrapasse o limite legal do regime.

Segundo o entendimento da Receita, a vedação prevista no art. 3º, §4º, V, da Lei Complementar 123/2006 alcança casos de sócio ou titular de fato ou de direito, inclusive situações em que o administrador atua, na prática, como titular de empresa. Nessas situações, as receitas das empresas relacionadas devem ser somadas para verificação do limite do Simples Nacional.

A orientação vale para empresas que já estão no regime ou buscam adesão e reforça a necessidade de análise prévia da estrutura societária e administrativa para evitar desenquadramento.

Confira a íntegra da Solução de Consulta Cosit nº 256/2025

 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo
Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica APIs - Prod. Restrita e Produção Atualizado em 29/12/2025 09h18 https://www.gov.br/nfse/pt-br/biblioteca/documentacao-tecnica/apis-prod-restrita-e-producao

 
 
 

Comentários


bottom of page