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MTE disponibiliza consulta a 39 mil carteiras de trabalho físicas perdidas ou roubadas

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 12 de ago.
  • 1 min de leitura

Documento pode ser retirado mediante agendamento nas unidades regionais do Ministério do Trabalho e Emprego.


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibiliza para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e posteriormente devolvidas às unidades regionais do órgão. Os trabalhadores podem verificar se o documento está disponível por meio do sistema CTPS Recuperadas


Caso a carteira seja localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do MTE, levando um documento de identificação civil, para realizar a retirada. O agendamento está disponível no Sistema de Atendimento Agendado (SAA)


Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em situações específicas. “Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, explica.


Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital substituiu a versão física na maioria das contratações. A emissão do documento físico é feita apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.


A versão digital, disponível pelo aplicativo ou no portal Gov.br, elimina a necessidade de anotações em papel, já que as informações são registradas eletronicamente pelo empregador por meio do eSocial.


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Fonte: MTE

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