top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

MEIs ganham plataforma com suporte contábil gratuito do governo federal; saiba como ter acesso

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

Proposta é facilitar a vida do MEI, que muitas vezes atua sozinho, sem estrutura administrativa ou conhecimento técnico.


O Brasil possui atualmente mais de 15 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, e muitos enfrentam dificuldades na hora de manter as obrigações contábeis em dia.


Diante desse cenário, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte tem se mobilizado para ampliar o acesso a auxílio contábil gratuito, garantindo suporte técnico, orientação e apoio na regularização desses pequenos negócios, através do portal Gov.br/mei. Acessando esse portal, tem um banner escrito "Mei conta com a Gente".


A proposta é facilitar a vida do MEI, que muitas vezes atua sozinho, sem estrutura administrativa ou conhecimento técnico para lidar com questões como declaração anual, emissão de notas fiscais ou enquadramento tributário.


Para entender como essa assistência vai funcionar na prática, o quadro Empreendedorismo na Prática, do Estúdio CBN Fronteira, conversou com Marcelo Strama, diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo.


"Nós criamos uma plataforma chamada 'Mei Conta com a Gente', e o conta tem esse trocadilho de contabilidade por ter esses serviços de contabilidade gratuitos e para ter acesso a essa plataforma, para evitar golpes, que a gente sabe que há muitos golpes sobre tudo, quando, por exemplo, a pessoa se formaliza, o CNPJ é público e os golpistas são muito rápidos, então, eles já têm as informações do CNPJ, o e-mail, o telefone e começam a emitir guias falsas, taxas associativas, taxas sindicais e nada disso é cobrado do microempreendedor individual, é importante a gente abrir esses parênteses aqui. A minha recomendação é que, para ter acesso a qualquer política pública promovida pelo governo federal, através do Ministério do Empreendedorismo, o MEI possa acessar pelo Gov.br/mei, então, acessando esse portal, vai ter um destaque dessa plataforma, um banner escrito, ‘MEI conta com a Gente’, oficial do governo federal, para aquele que quiser se formalizar. Aí a própria Inteligência Artificial (IA) vai perguntar de onde que a pessoa é, então, vamos supor que a pessoa escreva 'quero me formalizar, sou do Centro de Presidente Prudente', a plataforma vai localizar qual o contador parceiro do Centro de Presidente Prudente, justamente, para fazer a aproximação física, então, isso vai valer para o Brasil inteiro. Estamos com uma parceria com a Federação Nacional dos Contabilistas (Fenacon), portanto, os contadores que quiserem fazer parte desse projeto vão se associar à Fenacon  para poder contar o nome nessa plataforma”, disse Strama.


_________


Fonte: CRCSP

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page