top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

MEI também pode! Veja dicas de como se planejar para tirar férias 

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 28 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

A Agência Sebrae de Notícias preparou uma série de orientações para o microempreendedor individual descansar sem culpa

 

Publicado em 28.12.2023 -  Por Redação

 

Muitos brasileiros costumam aproveitar os meses de dezembro e janeiro para tirar férias. Mas a decisão não é tão simples quando você é dono de um negócio e, especialmente, se você é um Microempreendedor Individual (MEI), modalidade que permite a contratação de, no máximo, apenas um funcionário.

 

Para ajudar os empresários que almejam se ausentar das atividades do empreendimento para um merecido descanso, a Agência Sebrae de Notícias conversou com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, que traz dicas para você curtir o recesso sem culpa, mas com muita organização.

 

Confira abaixo!

 

1. Treine seu colaborador ou contrate um temporárioPara quem tem apenas um funcionário, o ideal é delegar a ele a rotina mais operacional e focar nas questões estratégicas. Treine o seu colaborador para o período em que você estiver ausente de forma que ele consiga prosseguir com as atividades. Caso você trabalhe sozinho, contrate temporariamente um profissional – ele ficará responsável por, minimamente, não deixar os seus clientes sem um retorno, além de dar andamento a algumas atividades enquanto você está fora. A arte de delegar tem ganhos muito concretos para o negócio. Você tem de delegar questões mais operacionais, “mais bíceps”. E ficar para você, o gestor empreendedor, questões que de fato são críticas, que vão fazer a diferença na prestação dos seus serviços. O principal é se desocupar e ter tempo na agenda para fazer aquilo que de fato é a essência no seu negócio: entregar valor ao seu cliente.

 

2. Aposte em períodos curtos de fériasNaturalmente, se você não tem um time consistente, o ideal é planejar períodos de férias curtos e, necessariamente, no contrafluxo da sua melhor temporada, o que chamamos de sazonalidade negativa, quando a procura por seus serviços ou produtos está no período mais baixo do ano. Empreendimentos que têm uma sazonalidade negativa muito acentuada podem até desativar seu funcionamento nesses períodos, como a rede ligada ao turismo, por exemplo. Determinadas regiões do país em que o turismo fica praticamente morto em função das condições climáticas têm pousadas e restaurantes que podem fechar na baixa temporada.

 

3. Comunique seu cliente com antecedênciaOutra providência é comunicar seu afastamento com alguma antecedência, informando o seu cliente sobre o período que você estará fora.

 

4. Organize um plantão de atendimentoUma alternativa interessante é montar um plantão de atendimento ao cliente em um canal remoto na internet ou em uma rede social. O pequeno empreendimento costuma ter um combo. Por exemplo, utiliza o Instagram para divulgação de imagens e vídeos do produto e/ou serviço, deixando ali, na plataforma, um link para o WhatsApp da empresa, para fechar a venda por esse canal.

 

É sempre desafiante tirar férias quando você é empreendedor e não conta com um time. O conjunto de todas essas dicas vai te permitir se afastar por um período.

 

 

Fonte: Agência Sebrae

Posts Relacionados

Ver tudo
Nota Técnica

Nota Técnica 2025.002-RTC - Versão 1.34 Dezembro de 2025 https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe#

 
 
 

Comentários


bottom of page