Em BH, representante da CNM destaca papel das administrações tributárias municipais na Reforma Tributária
- Marketing | Sped Automation
- há 10 minutos
- 1 min de leitura
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do 2º Fórum Mineiro de Reforma Tributária, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) nos dias 14 e 15 de outubro, em Belo Horizonte (MG). No evento, a entidade foi representada pelo analista técnico de Finanças e Tributação da CNM e presidente do Comitê Gestor da Nota Fiscal eletrônica (NFS-e), Alex Carneiro. Ele palestrou na plenária “Gestão Tributária Municipal: papel das administrações tributárias e adaptações para os novos procedimentos unificados”.
Durante sua apresentação, Carneiro destacou que a transição para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) exige planejamento imediato dos Municípios. Ele ainda alertou que as ações adotadas hoje terão impacto direto na arrecadação municipal pelos próximos 50 anos. Segundo ele, é essencial que as administrações tributárias municipais:
- fortaleçam suas estruturas técnicas e administrativas;- atualizem legislações locais;- invistam em modernização tecnológica;- ajustem procedimentos fiscais e administrativos; e- acompanhem de perto a regulamentação do IBS.
Em sua fala, ele também reforçou a importância da adesão à NFS-e de padrão nacional, com integração ao Ambiente de Dados Nacional, medida considerada estratégica para garantir transparência, melhorar a fiscalização e evitar perdas na repartição de receitas.
A participação da CNM no evento reafirma o compromisso da entidade em orientar os Municípios no processo de transição tributária e defender um modelo que preserve a autonomia municipal e proporcione justiça na distribuição de recursos.
__________
Fonte: Portal CNM
Posts Relacionados
Ver tudoNova resolução do Comitê Gestor abre caminho para exigência de obrigação acessória e amplia valor de multa por atraso na entrega de declaração. Empresas do Simples Nacional vão perder parte do tratame
A Receita Federal do Brasil publicou nova alteração na Instrução Normativa RFB nº 2.063, modernizando procedimentos e ampliando as funcionalidades relacionadas aos parcelamentos de débitos tributários
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta semana o I Workshop GT Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) Sinter. O evento, coordenado pela Receita Federal do Brasil (RFB) em parceria com
Comentários