top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Receita Via Rápida: Confira orientações para o envio de doações do exterior para o Rio Grande do Sul

 

Doações tem sido recebidas de diversos países como Estados Unidos, Paraguai e Uruguai. 

 

Publicado em 13/05/2024 17h41 Atualizado em 13/05/2024 21h52 

 

 

Devido às inúmeras manifestações de doação que têm chegado em diversas Alfândegas e Inspetorias em todo o país, a Receita Federal reitera as seguintes orientações: 

 

1. O doador, seja ele pessoa física ou jurídica, precisa apenas levar os bens a uma transportadora de sua preferência (aérea, terrestre, fluvial ou marítima) e indicar como destinatário da doação o Estado do Rio Grande do Sul, um dos municípios afetados, ou suas autarquias e fundações; ou ainda ser despachadas por instituição de assistência social (CEBAS). 

 

2. Aqui no Brasil, todo o procedimento seguinte será feito pela própria Receita e pelos governos estadual e municipais (o doador não precisa fazer mais nada!): as doações poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. 

 

3. Essas doações serão isentas de todos os tributos; 

 

4. Importações promovidas por entidades privadas em geral, mesmo a título de doação, não estão sujeitas à isenção dos tributos devidos na importação. 

 

5. Mesmo com os trâmites feitos de forma simplificada, estas operações de importação estarão sujeitas a todos os controles realizados pela Receita Federal e demais órgãos de comércio exterior; 

 

6. Isso é essencial para evitarmos desvios, que infelizmente acontecem, mesmo durante tragédias humanitárias; 

 

7. No caso de dúvidas, as pessoas devem entrar em contato com a Unidade da Receita Federal por onde as mercadorias em doação do exterior entrarão no país para demais orientações.  Fonte: Receita Federal do Brasil 

0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page