top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Programa de Educação Previdenciária (PEP): um serviço que leva o INSS até o cidadão

O objetivo é disseminar conhecimento previdenciário através de informações de qualidade


Publicado em 05/09/2023 11h19 Atualizado em 05/09/2023 11h31


O Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo INSS, é um programa que completou 23 anos, sendo considerado um dos instrumentos mais importantes na inclusão do tema Previdência Social na vida dos cidadãos de todos os segmentos sociais.


O objetivo do programa é disseminar o conhecimento previdenciário, através de informações de qualidade e, para tanto, promove ações educacionais com o propósito de conscientizar e informar a sociedade sobre seus direitos e deveres através e uma linguagem simples. A ideia surgiu após pesquisas apontarem que seis em cada dez trabalhadores não estavam inseridos no sistema previdenciário por não conhecerem seus direitos.

]

Este é o único serviço previdenciário prestado fora das dependências do INSS. As equipes do PEP, formadas por educadores previdenciários, se deslocam e vão ao encontro da população em espaços sociais como sindicatos, associações de bairros, escolas públicas e privadas, empresas, faculdades, feiras, exposições, dentre outros. Nessas oportunidades os educadores ministram palestras, organizam oficinas e debates, ensinam sobre o uso do aplicativo Meu INSS, esclarecem, tiram dúvidas e, a depender do espaço, conseguem fazer demonstrações e simulação de benefícios.


São servidores que se dedicam com objetivo de levar o tema Previdência Social de forma acessível para jovens potenciais contribuintes, trabalhadores que interromperam suas contribuições como forma de resgatar a qualidade de segurado, dentre outras situações. Além de levar informações previdenciárias, também esclarecem sobre benefícios assistenciais, com destaque para as duas categorias de BPC/Loas.


Há equipes do PEP espalhadas por todo o país, elas contam com a participação de servidores preparados e atualizados com a legislação previdenciária para orientar corretamente a população, fazendo um trabalho preventivo, estimulando que os cidadãos estejam inseridos no sistema previdenciário, assegurando seus direitos e evitando que estejam desamparados em momentos de doença ou outras fragilidades.


O programa atende também em ambiente virtual através da Escola Virtual do PEP onde são ministrados cursos de educação a distância para servidores, sociedade em geral ou para grupos definidos de trabalhadores mediante demandas de entidades parceiras.


Em comemoração aos 100 anos da Previdência Social, em 2023, o Programa de Educação Previdenciária (PEP) executou ações e eventos pelo Brasil para conscientizar a população e mostrar a importância de ter seus direitos previdenciários assegurados.


Para mais informações, acesse a escola virtual do PEP em: https://escolapep.inss.gov.br .



Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page