top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Prazo do IR está chegando ao fim; confira como pegar declaração de rendimentos

Pela plataforma Meu INSS aposentados e pensionistas têm como baixar o extrato para prestar contas ao Leão


Publicado em 15/05/2023 16h27


O prazo da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) está chegando ao fim: faltam apenas 16 dias para prestar contas ao Fisco. Os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a declaração podem solicitar o informe de rendimentos no site ou portal Meu INSS e pode ser acessado, inclusive, pelo celular. Basta ter login e senha de acesso à plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços do governo federal. Outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe o benefício.

O informe de rendimentos, também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários. Além de informar o Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte durante o último ano, o demonstrativo comprova o recebimento de benefícios durante o ano base.

A declaração deve ser enviada por todos os beneficiários do INSS que receberam valores de aposentadoria e pensão superiores a R$ 28.559,70 em 2022. Importante destacar que a faixa de isenção de 2022 era de R$ 1.903,98.

Como acessar o documento:


> Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/ > Clique em "Entrar com Gov.br" > Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha > Desça a tela e encontre a aba "Outros Serviços" > Nela, clique em "Ver Mais" > Clique no ícone com a frase "Extrato do Imposto de Renda" > Selecione o ano-calendário 2022 > Escolha o extrato que deseja > Salve o documento em PDF





Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

9 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page