top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Plataforma GOV.BR garante facilidade no preenc. de mais de 2,6 milhões de declarações do IRPF 2022

Cerca de 10 vezes mais contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, que traz mais comodidade, agilidade e segurança ao processo


Publicado em 03/06/2022 15h55


O uso do modelo pré-preenchido da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2022 teve um crescimento de quase mil por cento em relação ao ano passado. Foram mais de 2,69 milhões de pessoas que utilizaram o GOV.BR, com os níveis de segurança ouro e prata, para terem acesso à facilidade. Em 2021, haviam sido preenchidas pouco mais de 286 mil declarações com a funcionalidade. O GOV.BR é a plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão, que, a partir deste ano, esteve disponível em todos os canais de entrega do IRPF pelos contribuintes.


De acordo com a Receita Federal, foram mais de 36,3 milhões de declarações enviadas neste ano, superando as expectativas iniciais, de 34 milhões, quantidade encaminhada no ano passado. O prazo de entrega da declaração em 2022 começou no dia 7 de abril e terminou às 23h59 da terça-feira passada, 31/5. “Esse número superou um pouco a nossa expectativa inicial. Como fazemos todos os anos, procuramos inovar com tecnologia, a fim de ter um processamento mais célere, mais eficiente, mais seguro”, destacou o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.


O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, ressaltou que a Receita Federal foi um dos primeiros órgãos do governo a começar a digitalizar seus serviços no GOV.BR. “Hoje, todos os 175 serviços da Receita são digitais e estão disponíveis no GOV.BR para facilitar a vida do contribuinte. A declaração pré-preenchida é um desses serviços que, com o GOV.BR, democratizou o acesso do contribuinte ao preenchimento automático dos dados em todas as multiplataformas para o envio do Imposto de Renda. Todo esse resultado é prova de que estamos no caminho certo para combater a burocracia, promover a transformação digital do Estado e a melhoria estrutural da Administração Pública”, enfatizou.


Saiba mais sobre a plataforma GOV.BR


Números expressivos


Dados da Receita Federal do Brasil mostram que o uso do aplicativo Meu Imposto de Renda vem aumentando a cada ano. Neste ano, mais de 1,7 milhão de contribuintes fizeram uso do app, o que representou um crescimento de quase 125% na comparação com 2021, quando foram registrados 1,3 milhão. O número equivale a 5% do total de declarações.


O meio mais utilizado pelos contribuintes para o envio da declaração continua sendo o Programa Gerador de Declaração (PGD), por meio do computador. Das mais de 36,3 milhões declarações, 33,7 milhões foram pelo PGD, representando 92% do total de envios e um crescimento de quase 4% com relação ao ano passado.


O crescimento mais significativo foi o número de envios pela web por meio do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Houve um aumento de quase 280% comparado a 2021, passando de 305 mil declarações para 854 mil.


Mais avaliado


Uma grande novidade do IRPF deste ano foi a realização da avaliação do serviço pelos contribuintes. Ao final do processo de entrega do documento, o usuário foi convidado a avaliar a sua experiência com o serviço, podendo escolher uma nota de 1 a 5 estrelas. Além disso, o contribuinte podia indicar quais aspectos contribuíram para sua avaliação (rapidez, usabilidade, confiabilidade, atendimento, informações, esforço) e classificar a adequação do cumprimento do prazo do serviço.


As mais de três milhões de pessoas que participaram da pesquisa classificaram o serviço com nota média de 4,30, numa escala até 5 pontos. Os aspectos que receberam a maior pontuação, com nota 4,62, foram “o serviço foi cumprido dentro do prazo adequado” e “as informações fornecidas estão seguras”.


A Declaração do Imposto de Renda tornou-se o serviço do GOV.BR com maior número de avaliações. A iniciativa, implementada de forma inédita no IRPF pela Receita Federal do Brasil, Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e Serpro, tem o objetivo de aprimorar os serviços públicos por meio da participação e avaliação do cidadão, conforme estabelece a Portaria 548, de 24 de janeiro de 2022.


Níveis de acesso ao GOV.BR


Para ter acesso à facilidade da declaração pré-preenchida, os contribuintes só precisaram da identidade digital nível ouro ou prata no GOV.BR. O nível prata está disponível para dois tipos de usuários: os que fazem o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito; e pelos que realizam a validação dos seus dados via internet banking de um dos bancos credenciados.


Para o nível ouro, a pessoa deve fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou realizar a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.


Fonte: Ministério da Economia


2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page