Ministério da Economia registra mais de 300 mil vidas comprovadas em canais digitais
- SPED Automation News
- 28 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo federal se beneficiam da tecnologia para realizar a prova de vida sem sair de casa
Publicado em 28/03/2022 16h26
Todos os anos, cerca de 720 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo federal civil precisam comprovar que estão vivos para continuar recebendo o pagamento. Desde maio de 2021, esses beneficiários não precisam mais se deslocar até uma agência bancária para realizar o procedimento no mês do aniversário, já que podem se beneficiar dos canais digitais ofertados, os quais já somam mais de 300 mil provas de vidas realizadas remotamente.
As novas tecnologias vêm atraindo cada vez mais os beneficiários que buscam agilidade, comodidade e segurança, ao permitir que a prova de vida seja realizada sem sair de casa e a qualquer hora, inclusive para quem está fora do país.
Uma dessas tecnologias é a prova de vida digital, realizada pelo celular, por meio da validação facial no aplicativo GOV.BR e com acompanhamento e acesso ao comprovante pela plataforma SOUGOV.BR. Para realizar a comprovação digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). No celular, é necessário instalar o aplicativo GOV.BR, por meio do qual é realizada a validação facial, e o aplicativo SOUGOV.BR, para acompanhamento da situação e obtenção do comprovante da prova de vida.
A outra ferramenta que vem facilitando a vida do público que realiza a prova de vida da Administração Pública federal é o Analytics, que começou a ser utilizado a partir de julho de 2021. A tecnologia foi desenvolvida pelo Banco do Brasil e confirma a prova de vida de forma automatizada e proativa, mediante a análise de alguns tipos de interações realizadas pelos beneficiários que são correntistas do banco. Uma vez identificada a comprovação, os beneficiários são informados, via mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do banco, que o procedimento foi realizado e que estará vigente até o próximo período.
Prova de vida no mês do aniversário
Entre março de 2020 e setembro de 2021, devido à pandemia da Covid-19, a obrigatoriedade da prova de vida esteve suspensa. Com isso, os beneficiários do Executivo federal tiveram até 31 de dezembro de 2021 para regularizar a situação. A partir de 1º de janeiro deste ano, a prova de vida para servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados voltou a seguir o calendário normal: deve ser realizada no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e na Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.
Plataforma SOUGOV.BR
Independentemente do canal em que realiza a prova de vida, o aposentado, pensionista ou anistiado político civil pode consultar sua situação por meio do aplicativo SOUGOV.BR – disponível nas lojas Google Play e App Store – ou pelo computador. Mais de 2,1 milhões de consultas foram realizadas por este canal. No SOUGOV.BR também é possível obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da prova de vida.
Fonte: Ministério da Economia
Posts Relacionados
Ver tudoCálculo levaria em conta quantidade de filhos ou dependentes, idosos e pessoas com deficiência ou doenças graves na família....
Pronto para ser votado pelo plenário da Câmara desde 2022, o PLP 108 é um dos quatro projetos voltados aos pequenos negócios considerados...
Entendimento que orienta os fiscais do país está na Solução de Consulta nº 63 da Receita Federal. A Receita Federal entende que a...
Comments