top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Live do INSS esclarece sobre acesso da população LGBTI+ aos serviços previdenciários

Ação educativa será nesta quarta (24) em continuidade ao Dia de Combate à Homofobia


Publicado em 23/05/2023 19h24 Atualizado em 23/05/2023 19h28


Você conhece os direitos e deveres que a população LGBTI+ tem garantidos juntos à Previdência Social? Educar a respeito deles é o foco da live desta quarta-feira (24) promovida pelo INSS no Canal Oficial do Youtube. O encontro online integra o cronograma de celebrações do INSS do Dia de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio.



Além de explicar sobre os direitos previdenciários específicos à comunidade LGBTI+, como o uso do nome social, a ação tem por objetivo esclarecer aos participantes algumas questões sociais e de nomenclatura. “Nem todo mundo sabe a diferença de homossexualidade e transexualidade, por exemplo. Homem cis ou mulher trans são denominações essenciais para entender o acesso aos serviços públicos e é necessário saber a quem se referem”, explica Ruan Ribeiro, assessor técnico da Superintendência Regional Sudeste II do INSS.


Junto ao assessor da Diretoria de Benefícios do INSS, Flávio Azevedo, Ruan irá falar sobre o acesso aos serviços e benefícios previdenciários por parte dessa parcela específica da população brasileira, inclusive com os marcos legais que embasam aquele acesso. A servidora pública Angela Annie Aguiar irá apresentar sua experiência como mulher trans no ambiente profissional há 17 anos no INSS e os desafios para a garantia dos direitos fundamentais.


A live do Programa de Educação Previdenciária (PEP) traz para o ambiente online o evento educativo comemorativo promovido na semana passada junto ao Ministério da Previdência Social na sede do INSS em Brasília (DF). A aula desta semana se inicia às 14h30 e terá também espaço para esclarecimentos de dúvidas.


O Programa de Educação Previdenciária (PEP) realiza duas vezes no mês, sempre às quartas-feiras, ações online em que um educador especialista do INSS explica sobre um tema específico, esclarecendo como ter direito a determinado serviço ou benefício previdenciário. Entre os assuntos já agendados para este ano também estão os acordos internacionais do Brasil com outros países para o uso de contribuição previdenciária realizada fora do território nacional para carência, os benefícios para quem atua na atividade rural e para os empregados domésticos.


Dia: Quarta-feira, 24 de maio

Horário: 14h30


Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social


8 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

टिप्पणियां


bottom of page