IRPF 2022: Receita Federal já recebeu mais de 3 milhões de declarações do imposto de renda
Declaração pré-preenchida já está disponível
Publicado em 14/03/2022 11h17
A Receita Federal recebeu, até as 11 horas desta segunda-feira (14), 3.020.369 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.
A disponibilização da declaração pré-preenchida de 2022, programada para o dia 15/03, foi antecipada para hoje (14), podendo ser utilizada por todos os contribuintes que possuam conta gov.br nos níveis ouro ou prata, em todas as formas de preenchimento disponíveis:
Online no e-CAC
Pelo programa instalado no computador
Pelo celular ou tablet com o app Meu Imposto de Renda
A Declaração Pré-Preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no PGD IRPF 2022, sem a necessidade de digitação, sendo de responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.
É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Posts Relacionados
Ver tudoRestituições serão liberadas também a partir de 30/5, em cinco lotes, até 30 de setembro. Devem ser recebidas 46,2 milhões de...
Saiba quais são as mudanças para o contribuinte. Nova forma de acesso, mais segurança e melhoria na experiência do usuário. Esses são os...
O Conselho Federal da Contabilidade convidou o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), José Carlos da Fonseca, para um diálogo...
Comments