INSS começa a conceder pensão por morte de forma automática
Requerimentos podem ser feitos pelo aplicativo ou site Meu INSS pelo próprio segurado
Publicado em 16/06/2023 17h43 Atualizado em 19/06/2023 10h21
Nesta sexta-feira (6), foi concedida a primeira pensão por morte urbana de forma automática para o viúvo DM, 79 anos, morador de Solânea (PB). Ele deu entrada no requerimento pelo aplicativo Meu INSS. O benefício aguardava há 10 dias para ser analisado, então o sistema retirou do estoque e concedeu.
Também teve o benefício concedido hoje a viúva APSL, de 39 anos, moradora do Rio de Janeiro (RJ). O benefício dela também aguardava há 10 dias até ser analisado automaticamente pelo sistema.
Com isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo para melhorar a vida do cidadão.
Como funciona o reconhecimento automático?
A pensão por morte urbana é o benefício para os dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não. Com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizado, mais assertivo e que permite a decisão automática pelos sistemas do INSS.
Para a análise, o INSS utiliza os dados que já estão em seus sistemas e pode checar as informações prestadas pelo cidadão na hora do pedido, inclusive na base de dados de outros órgãos. Dessa forma, análise do benefício é concluída mais rapidamente.
Como pedir o benefício?
Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentação em comum para todos os casos
Obrigatória: Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
Se for procurador ou representante legal: Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda); Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Se for solicitada: Documentos para comprovar o tempo de contribuição; Documentos para comprovar os (as) dependentes.
Receber resposta
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”; Encontre seu processo na lista; Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar''.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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