top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

INSS - Automação é aliada na agilização das decisões do INSS

No mês de maio, o INSS atingiu a maior quantidade de requerimentos decididos de maneira automática, um recorde histórico desde a implantação da inteligência artificial na análise dos benefícios. Em termos percentuais, foram concluídos 42% dos mais de 222 mil pedidos de benefícios. Os números fazem parte do levantamento realizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto.


Importante dizer que a automação agiliza as decisões mais simples, já as análises mais complexas são feitas pela equipe especializada de servidores do INSS.

Integração


Para chegar a essa precisão, as plataformas de automação integram as normas previdenciárias definidas em Lei e os sistemas próprios do INSS num mecanismo que garante agilidade no processo de análise e decisão de requerimentos. A tecnologia utilizada também leva em conta as observações fornecidas pelo cidadão no ato do pedido de benefício.

Atualmente fazem parte do sistema automatizado de análise, os seguintes benefícios:


❑ Aposentadoria por idade urbana e rural;

❑ Aposentadoria por tempo de contribuição;

❑ Pensão por morte urbana e rural;

❑ Auxílio-reclusão urbano e rural;

❑ Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;

❑ Benefício assistencial à pessoa com deficiência;

❑ Benefício assistencial ao idoso;

❑ Salário-maternidade urbano e rural.

Qualidade

Para garantir uma prestação de serviços de qualidade e aprimorar a experiência dos usuários, a equipe de tecnologia do INSS realiza a supervisão técnica contínua dos processos para aperfeiçoar os sistemas.


Vale lembrar que a porta de entrada para ter acesso a essas facilidades trazidas pela tecnologia são a central 135 e o Meu INSS. Essas plataformas oferecem mais de 90 serviços como pedidos de benefícios, agendamentos e informações sobre a vida contributiva do segurado.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page