top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é marcado pela assinatura de acordos a favor do empreendedo

Sebrae firma parcerias com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e com os Correios


Publicado em 05/10/2023 – 16:25h - Por Redação


O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado nesta quinta-feira (5), foi marcado pelo anúncio de parcerias estratégicas entre o Sebrae e o governo federal, em especial, com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Além disso, foi assinado um acordo de cooperação com os Correios e lançado o selo comemorativo em homenagem às MPE.


Com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios, as medidas anunciadas também contribuem para a promoção da inclusão social por meio do empreendedorismo.


O bom momento econômico aponta um PIB acima dos 3%, um recorde na nossa balança comercial, um acumulado de R$ 1,4 milhão de empregos no país e os pequenos negócios são responsáveis por 73% dessas vagas. Com sustentabilidade, inovação e inclusão, o Sebrae será parceiro na diminuição da desigualdade e alcançar um público ainda maior de empreendedores, diante dos desafios do país. Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou com o Sebrae um convênio voltado à inclusão socioeconômica por meio da formação, capacitação, do desenvolvimento de potenciais empreendedores e empreendedores formalizados com vistas à emancipação das pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).


Segundo o ministro da pasta Wellington Dias, serão investidos inicialmente R$ 15,2 milhões para alcançar a meta de atender 1 milhão de empreendedores selecionados do público do CadÚnico do Bolsa Família.


Queremos, com isso, garantir a condição para que esse grupo aumente a sua renda, com sustentabilidade, e não precise mais do programa social. O principal objetivo é a redução da pobreza por meio do emprego, já que os pequenos negócios geram emprego de maneira muito forte Ministro do MDS, Wellington Dias.


Já com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi assinado um acordo para promover a melhoria da gestão pública a partir da aproximação com o empreendedorismo brasileiro, facilitando processos de inovação pública, compras governamentais e transformação digital das instituições.


De acordo com a ministra Esther Dweck, a parceria com o Sebrae é muito importante para que os instrumentos de gestão pública contribuam para o desenvolvimento econômico e social, valorizando sobretudo os pequenos negócios na participação de compras públicas.

“É essencial que o poder de compra do Estado ajude não apenas as grandes empresas, mas também os pequenos negócios, que devem e merecem ser estimulados no uso da nova lei de licitações”, declarou.


Por fim, o diretor de Operações dos Correios, Temístocles Júnior, comentou sobre a importância da parceria com o Sebrae, que tem como foco a orientação de empreendedores voltada para a gestão de negócios e incentivo ao desenvolvimento da economia local, em especial nas áreas de logística e promoção comercial. O trabalho em conjunto vai preparar os pequenos negócios para atuarem no mercado de e-commerce com apoio na logística de comercialização e entrega de produtos e no acesso ao mercado internacional para as MPE que desejam exportar. “Para nós, é fundamental estimular o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas, porque elas são geradoras de negócios também para os Correios.”


Fonte: Agência Sebrae

5 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page