Publicado em 21/9/2022
Em 22 de setembro de 1945, há exatos 77 anos, o então presidente Getúlio Vargas promulgava o Decreto-Lei n.º 7.988, que instituiu em todo o país o curso superior em Ciências Contábeis e Atuariais. Desde então, a data passou a ser reconhecida como o Dia do Contador, que celebra a evolução da profissão contábil, mas também um avanço da sociedade.
O curso de Ciências Contábeis torna o profissional ainda mais preparado para cuidar das finanças das empresas e instituições, mas também para auxiliar os responsáveis pela gestão dos negócios a tomar as decisões mais assertivas, garantindo o sucesso de seus empreendimentos.
Existem hoje, no Brasil, 374.249 contadores e 102.994 deles estão registrados no Estado de São Paulo. De acordo com o último Censo da Educação Superior, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2020, o curso de Ciências Contábeis é o quarto mais procurado no país, com 351.194 alunos matriculados.
Os números já demonstram a importância do contador na sociedade, mas é na excelência dos serviços prestados que os contadores brasileiros obtêm o reconhecimento da sociedade. Reconhecimento conquistado por meio do estudo e atualização constantes, pois o mundo muda continuamente, mas o contador permanece sempre à frente desta evolução.
Seja em entidades públicas, privadas ou do Terceiro Setor de todos os portes e segmentos de atuação, em questões financeiras, tributárias, de gestão, na auditoria, perícia ou no planejamento estratégico, o contador está lá para auxiliar as empresas e o país a crescerem e se desenvolverem.
E se ao lado das empresas e instituições estão os contadores, ao lado destes contadores está o CRCSP, contribuindo para sua atualização, zelando pelo cumprimento do Código de Ética Profissional do Contador e demonstrando à sociedade como são essenciais.
Neste 22 de setembro, o CRCSP parabeniza os contadores por se manterem, mais do que nunca, relevantes, atualizados e necessários para o sucesso dos negócios e para o crescimento do país.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Comments