top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Destine parte do seu Imposto de Renda a projetos sociais até dia 29/12.


Publicado em 20 de dezembro de 2022


Por Samara Neres - Agência Fenacon de Notícias


Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda podem destinar parte do valor para instituições sociais. Essa ação é chamada de renúncia fiscal e permite que os cidadãos doem até 6% de seu imposto para esses fins. Já a taxa da contribuição do imposto de pessoas jurídicas é de até 9%.


Em 2021, o valor de renúncia fiscal arrecadado chegou a R$ 256 milhões. Apesar de parecer alto, esse dinheiro representa apenas 3,15% do potencial de arrecadação, que pode alcançar a marca de R$ 8 bilhões.


Apoiar com essa causa é simples. O valor da contribuição é subtraído da quantia devida do IR, sem custo adicional. Já em casos de restituição, o valor doado é somado ao que a pessoa física tem a receber e corrigido pela taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.


O doador pode escolher o destino da doação e acompanhar como o recurso está sendo aplicado. Não se preocupe. A contribuição é feita de forma segura, com regulamentação por leis federais, estaduais e municipais. Além disso, os órgãos fiscalizam a prestação de contas e acompanham resultados e indicadores.


ATENÇÃO: o prazo final para a destinação de parte do seu IR a projetos sociais é o dia 29/12.


Contribua com a causa e faça a diferença na vida de alguém nesse final de ano!


Fonte: Fenacon


1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page