top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Comissão debate regulamentação de trabalhadores de aplicativos

Publicado em 04/10/2023 - 07:28


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (4) para debater a regulamentação da atividade dos trabalhadores de aplicativos.


  • Confira a lista de convidados para a reunião, que está marcada para as 9h30 no plenário 12.


A reunião foi motivada por requerimentos apresentados pelas deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Flávia Morais (PDT-GO), e pelos deputados Túlio Gadêlha (Rede-PE), Vicentinho (PT-SP), e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).


"Sem o estabelecimento de regras que garantam direitos e deveres na relação entre os trabalhadores e as plataformas, os trabalhadores ficam sem vínculo empregatício e reféns da lógica de prestação de serviço, a qual não garante proteções legais básicas, como seguro contra acidentes de trabalho, férias e direito de descanso", justificou Erika Kokay.


"Além disso, as plataformas mantém poder absoluto para despedir ou banir trabalhadores sem qualquer justificativa, o que gera uma insegurança constante", acrescentou.


Estudo Túlio Gadêlha cita estudo da Universidade Federal do Paraná que examinou 485 decisões da Justiça do Trabalho relacionadas a plataformas como Uber, iFood e Rappi.


Nesses casos:

  • 78,14% das decisões não reconheceram a relação de emprego;

  • 5,98% das decisões reconheceram; e

  • 15,88% não abordaram a questão.


"Essa situação alarmante de informalidade, considerando o agravante da exposição ao trânsito e ao risco de morte, torna urgente o debate para humanizar essa situação, com uma regulamentação que preserve e conceda direitos e garantias a esses trabalhadores", defendeu Gadêlha.


Fonte: Agência Câmara de Notícias


Tags:

2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page