top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Comissão de Trabalho aprova proposta de piso salarial de R$ 6,5 mil para farmacêuticos

O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados

 

Publicado em 14/06/2024 - 14:41  

 

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que fixa em R$ 6,5 mil o piso salarial nacional para farmacêuticos legalmente habilitados e no exercício da profissão. Pelo texto, haverá um adicional de 10% do piso para o farmacêutico designado responsável técnico (RT) do estabelecimento.

 

Por orientação do relator, deputado Airton Faleiro (PT-PA), a comissão aprovou o substitutivo adotado anteriormente na Comissão de Saúde. O texto reúne partes do Projeto de Lei (PL) 1559/21, do ex-deputado André Abdon (AP), e dos apensados (PLs 2028/21, 3502/21 e 799/22).

 

Ao recomendar a aprovação da matéria, Airton Faleiro observou que os farmacêuticos são profissionais que trabalham no limite do estresse.

 

“A definição de um piso salarial às categorias da saúde é um fator importante na melhoria das condições de trabalho", disse o relator. "O profissional bem remunerado não precisará trabalhar em mais de um emprego para compor a sua renda, como acontece muito atualmente”, afirmou.

 

Reajuste:

Assim que virar lei, o piso será corrigido pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado desde junho de 2022. A partir daí, os reajustes serão anuais, sempre pelo INPC.

O piso salarial entrará em vigor imediatamente, assegurada a manutenção das remunerações vigentes superiores a ele.

 

Próximos passosO projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

5 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page