top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

CNCM reúne representantes de todos os Estados para debater avanços e projetos da área

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

O Conselho Nacional de Contabilidade Municipal (CNCM) realizou a 27ª reunião ordinária com a participação de contadores públicos representantes das 27 unidades da federação e abordou temas centrais para o aprimoramento da contabilidade pública no Brasil. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 2 de julho, de forma remota, e foi liderado pelos analistas técnicos da área de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM). 


A pauta da reunião incluiu discussões relevantes sobre a atualização da Instrução de Procedimentos Contábeis (IPC) 15 – Depósitos Judiciais e Extrajudiciais, com foco na padronização e na maior transparência na contabilização desses valores. Outro ponto de destaque foi a definição acerca de um debate permanente sobre o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP). Na ocasião, os conselheiros debateram os principais desafios e etapas da implantação, compartilhando experiências e boas práticas dos Municípios.


A pauta também contemplou os temas Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA), com a apresentação dos principais pontos que não podem faltar nesses instrumentos de planejamento, bem como os erros mais recorrentes identificados na sua elaboração. Além das pautas técnicas, o colegiado compartilhou informes sobre a gravação de novos episódios do podcast “Descomplicando a Contabilidade Municipal”, uma iniciativa voltada à disseminação de conhecimento técnico de forma acessível a gestores e profissionais da área. 


Durante a reunião, também foi anunciado o lançamento do projeto Conexão CNM, que possui três eixos: Imersão, Qualifica e Mentoria. O novo projeto visa levar conhecimento técnico, orientação prática e experiências transformadoras aos Municípios, sendo voltado a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores. Saiba mais em: https://conexaocnm.org.br/


Outro ponto debatido foram os preparativos para o 3º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal, evento voltado a contadores, gestores municipais, secretários de finanças, tesoureiros, auditores, controladores e demais profissionais do setor. Por fim, foi anunciada a elaboração do terceiro livro do CNCM, que terá como temática “Contabilidade Municipal na Prática: do início ao encerramento do exercício”. A obra pretende oferecer orientações técnicas e práticas para o cumprimento das normas contábeis aplicadas ao setor público pelos entes municipais.


A 27ª reunião reafirma o compromisso do CNCM com o fortalecimento da contabilidade pública municipal, o alinhamento às normas internacionais e a promoção de ações educativas e colaborativas que contribuam para a melhoria da gestão contábil nos municípios brasileiros.


A CNM informa ainda que há vagas disponíveis para compor o CNCM. Contadores públicos municipais dos Estados do Acre; Alagoas; Amapá; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Pará; Roraima; e Tocantins, interessados em contribuir com o desenvolvimento técnico da contabilidade pública podem manifestar interesse e buscar mais informações junto à coordenação do conselho através do email: cncm@cnm.org.br ou 61-2101-6629.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page