top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Cleitinho critica volta da contribuição assistencial a sindicatos

Da Agência Senado | 13/09/2023, 12h16


O senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou em pronunciamento na terça-feira (12) a volta, por acordo ou convenção coletiva, de contribuições assistenciais para todos os empregados de uma categoria, ainda que não sejam sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição. O senador ressaltou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vai contra a vontade dos cidadãos, que já pagam uma carga pesada de impostos.


— É só para dificultar mais ainda a vida do trabalhador. Porque se o cara se acha representado pelo sindicato, ele vai lá e se manifesta dizendo "eu quero pagar". Agora, se ele não se acha representado, ele não tem que pagar, e ele não tem que dar satisfação — argumentou.


O senador observou o número excessivo de sindicatos no Brasil, e afirmou que é desnecessário ter mais de 16,7 mil entidades desse tipo, enquanto em todo o resto do mundo não ultrapassam 2 mil.


Cleitinho também anunciou a apresentação de Proposta de Emenda à Constituição para restabelecer a forma anterior de pagamento do imposto sindical e pediu o apoio dos senadores na assinatura. O parlamentar ainda criticou a possibilidade de o STF legislar sobre temas como a descriminalização do aborto, ressaltando que a maioria dos brasileiros é contra essa medida.


— Chega de o STF achar que manda neste país — disse o senador.


Fonte: Agência Senado

2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Publicação da Versão 10.2.1 do Programa da ECD

Publicado em 17/05/2024 Versão 10.2.1 do Programa da ECD Foi publicada a versão 10.2.1 do programa da ECD, com as seguintes alterações: - Melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação;

Comments


bottom of page