*body* *head*
top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

Chico Rodrigues defende redução de IPI para eletrodomésticos da linha branca

Da Agência Senado | 30/08/2023, 17h26


O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) defendeu proposta do governo federal para redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca — segmento que inclui refrigerador, freezer, aparelho de ar condicionado, lavadora de roupa, fogão, forno e micro-ondas, entre outros. Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o parlamentar ressaltou que a medida é “fundamental e impacta direta e positivamente na vida dos brasileiros de baixa renda”.


Rodrigues destacou que a redução do IPI estimula a criação de empregos na indústria, no comércio e no setor de transportes de carga, alavancando a utilização da capacidade instalada da indústria e do comércio, além de reforçar a recuperação econômica. Segundo o senador, a medida está “em sintonia com a intenção de aprofundar a progressividade da política tributária brasileira e com a arrecadação de impostos mais justa”.


— A redução do IPI, semelhantemente ao que ocorreu entre 2009 e 2010, no segundo governo do presidente Lula, quando ajudou a recuperar a economia, que estava saindo da crise econômica de 2008, elevando a utilização da capacidade de produção a 90%, com consequências positivas sobre a expansão dos quadros das empresas e a recontratação de funcionários, que retornaram ao mercado de trabalho. Por isso, hoje é o momento ideal, pois vivemos momento semelhante àquele de 2009, estamos nos recuperando da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.


O parlamentar também afirmou ser importante que a redução do IPI esteja em sintonia com o uso racional dos recursos energéticos, promovendo a substituição de eletrodomésticos que consomem mais energia por outros mais eficientes.


Fonte: Agência Senado



Tags:

0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page