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Carlos Lupi defende uso da tecnologia para avançar no atendimento do INSS

Uma das propostas é utilizar o WhatsApp para comunicação direta com o cidadão


Publicado em 17/04/2023 11h25


O Ministério da Previdência Social e o INSS vão utilizar o aplicativo WhatsApp para prestar serviços à população, como avisos sobre datas de perícias, andamento de pedidos e orientações diversas. A novidade foi anunciada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em reunião com gestores do INSS na sede da Gerência-Executiva Fortaleza (CE), na sexta-feira (14). “Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, afirmou Lupi.


O ministro disse também que o MPS firmará Acordos de Cooperação Técnica com os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário, a fim de facilitar o compartilhamento de informações, como do Cadastro Único, e auxiliar em demandas de outros benefícios, como seguro defeso do pescador artesanal.


Lupi foi recebido pelo superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogério Souza, e os gerentes-executivos Francismar Lucena (Fortaleza), Robson Fonseca (Sobral) e Emerson Callou (Juazeiro do Norte). Ele conheceu o panorama da Previdência no estado, que possui 90 Agências da Previdência Social (APS) ativas - com cobertura dos 184 municípios cearenses - e força de trabalho de mais de mil servidores técnico-administrativos. São R$ 2,4 bilhões pagos mensalmente pelo INSS no Ceará, em mais de 1,6 milhão de benefícios ativos.


Os servidores do INSS também tiveram momento de conversa com o ministro da Previdência. Lupi agradeceu e parabenizou o esforço de cada um para a entrega mais rápida e consistente das demandas que envolvem o serviço prestado ao segurado. Em visita à APS Fortaleza-Centro, umas das maiores da capital em atendimento, ele se comprometeu a reduzir a espera dos segurados por atendimento. “Vamos humanizar mais o INSS. Mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS", afirmou.


O superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogério Souza, disse que a manhã foi produtiva e que acredita que dali sairão decisões importantes para o Ceará e para todo o Nordeste. Também participaram do encontro parlamentares do Ceará, procuradores federais da Advocacia- Geral da União, peritos médicos federais e diretores do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece).



Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

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