top of page
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

APPs da Carteira de Trabalho Digital e do Meu Inss estão entre os 5 mais baixados do Governo Federal

Entre os serviços mais acessados estão receber abono salarial e obter carteira de trabalho


Publicado em 16/12/2022 16h51


O relatório mensal de acessos das páginas eletrônicas do Governo Federal, divulgado em dezembro, referente ao mês de novembro, mostra que os aplicativos Carteira de Trabalho Digital e Meu INSS estão entre os mais acessados do domínio gov.br. Além disso, o documento também registra que entre os serviços mais acessados estão receber o abono salarial e obter carteira de trabalho.


O Abono Salarial é um dos vários benefícios pagos pelo Ministério do Trabalho e Previdência ao trabalhador, que tem direito ao valor de um salário-mínimo, vigente na data do pagamento, para aqueles trabalhadores cujo empregador seja contribuinte do PIS ou PASEP e que tenham exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, tendo recebido em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal. No site estão disponíveis a consulta e todas as normas do programa.


O uso de celular alcançou 61,42% do total de usuários do gov.br, seguido do desktop (38,23%) e outros 0,35% que utilizaram tablet, demonstrando a força do uso de smartphone pelo usuário.


Aplicativos - No portal gov.br o Ministério do Trabalho e Previdência oferece acesso fácil a informações e serviços previdenciários e trabalhistas por meio de aplicativos, como a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), onde o usuário tem a sua disposição uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.


Por meio do Meu INSS, o atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física, sendo possível fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Entre as funcionalidades, o segurado pode consultar a cópia dos contratos de empréstimo e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo, ampliando o contato entre o INSS e os cidadãos.


O tempo gasto na plataforma é em média três minutos, podendo o usuário contar com a ajuda da Helô (assistente virtual) que explica o passo a passo para todos os serviços, bastando apertar o botão no canto inferior direito da tela. O download dos aplicativos é gratuito no portal ou pode ser realizado via App Store e Play Store.


Dataprev - A empresa de tecnologia do governo federal é responsável pela parte tecnológica dos aplicativos Meu INSS e Carteira de Trabalho Digital e oferece praticidade e inovação. Também dá mais segurança aos dados, permitindo que o cidadão acesse as informações a qualquer momento.


Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page