top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
O SPED Automation® nasceu com a missão de acelerar a transformação digital em Tax por meio

ANPD apresenta propostas de alteração do substitutivo ao PL 2338, sobre inteligência artificial

  • Foto do escritor: Marketing | Sped Automation
    Marketing | Sped Automation
  • 10 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Documento reforça importância do papel da Autoridade como elemento central de uma governança multisetorial para essa tecnologia


Publicado em 08/05/2024 17h56 Atualizado em 08/05/2024 20h01


A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) entregou, nesta quarta-feira (08), ao Senador Eduardo Gomes (PL-TO), presidente da Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial no Brasil, documento contendo contribuições da Autoridade para o Substitutivo do PL 2338. O projeto, apresentado no ano passado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está em análise junto a outras nove propostas, inclusive uma já votada na Câmara dos Deputados. O prazo para apresentação de sugestões termina nesta quinta-feira (09) e a tramitação em comissão está prevista para terminar dia 25 de maio. 


As mudanças propostas pela Autoridade incluem alteração nas definições de alguns termos, mudanças na abordagem dos direitos do titular de dados, questões relacionadas a sistemas biométricos, classificação de sistemas de alto risco e regulação e governança de inteligência artificial. O documento, de 25 páginas, sugere, ainda, alterações no processo de regulamentação e normatização, nas sanções administrativas, nas regras para execução de sandbox regulatório, além do prazo para indicação da autoridade competente. 


As propostas, elaboradas por equipe multidisciplinar de servidores, refletem o entendimento de que a inteligência artificial requer uma governança multisetorial. Segundo esse ponto de vista, haveria a necessidade de uma coordenação central que harmonize as diretrizes e as ações regulatórias em âmbito nacional. 


“A ANPD se destaca como a entidade mais adequada para liderar este processo, dado seu mandato de zelar pelo direito constitucional da proteção de dados pessoais e sua expertise técnico-regulatória", defende Waldemar Gonçalves, Diretor-Presidente da ANPD. 


Com informações da Agência Senado 

  

Mais informações para a imprensa    Assessoria de Comunicação ANPD    ascom@anpd.gov.br | (61) 98291-1277     Atendimento das 10h às 17h.    




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page