Alerta de segurança: cuidado ao compartilhar informações
O INSS não pede dados bancários, não solicita depósitos, nem utiliza intermediários. Fiquem atentos (as)!
Publicado em 23/05/2023 21h02
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços, que podem ser feitos por site ou aplicativo Meu INSS pelo próprio segurado. Ou seja: não é necessário utilizar intermediários para entrar em contato com a Previdência.
É importante destacar sobre os riscos de fornecer seus dados pessoais para terceiros, já que esses dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Caso o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem por telefone, aplicativo de mensagem, e-mail, ou até mesmo terceiros na saída de instituições financeiras, a orientação é: não passe número de documentos, endereço ou efetue qualquer depósito em conta bancária para terceiros que se passam por representantes do órgão. Se cair nesse golpe é preciso registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e fazer a reclamação na Ouvidoria do INSS pela central 135.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Posts Relacionados
Ver tudoIniciativa tem o objetivo de incentivar a ética e o combate à corrupção nas contratações públicas. Empresas podem fazer a declaração no...
Na última segunda-feira (10), representantes do Sistema CFC/CRCs participaram de uma reunião virtual com dirigentes da Receita Federal do...
Lançada no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, na última terça-feira (11/02), plataforma já oferta 18 oportunidades de negócio e...
Opmerkingen