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Alerta de segurança: cuidado ao compartilhar informações

O INSS não pede dados bancários, não solicita depósitos, nem utiliza intermediários. Fiquem atentos (as)!


Publicado em 23/05/2023 21h02


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços, que podem ser feitos por site ou aplicativo Meu INSS pelo próprio segurado. Ou seja: não é necessário utilizar intermediários para entrar em contato com a Previdência.


É importante destacar sobre os riscos de fornecer seus dados pessoais para terceiros, já que esses dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Caso o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem por telefone, aplicativo de mensagem, e-mail, ou até mesmo terceiros na saída de instituições financeiras, a orientação é: não passe número de documentos, endereço ou efetue qualquer depósito em conta bancária para terceiros que se passam por representantes do órgão. Se cair nesse golpe é preciso registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e fazer a reclamação na Ouvidoria do INSS pela central 135.



Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social



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