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Agências do INSS no Rio Grande do Sul passam por interrupções e retomadas parciais no atendimento

Unidades sofrem com alagamentos e danos, afetando serviços e acesso à população.


Nas últimas semanas, o Estado do Rio Grande do Sul foi duramente atingido por fortes chuvas que causaram alagamentos e diversos danos materiais. O estado das coisas afetou a oferta de diversos serviços para população, dentre os quais destacam-se as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), essenciais para o atendimento ao público. A situação das unidades no estado apresenta um cenário de interrupções temporárias, retomadas parciais e fechamentos prolongados.   

 

Agências que já reabriram  

Diversas agências do INSS suspenderam seus serviços em função dos alagamentos e dificuldades de deslocamento dos servidores para atender ao público. As unidades afetadas incluem Porto Alegre - Centro, Porto Alegre - Sul, Porto Alegre - Benefícios por Incapacidade, Alvorada, Canoas, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, São José do Norte, Cachoeirinha, Esteio e Gravataí.  

 

Retomada parcial  

Apesar das adversidades, algumas unidades conseguiram retomar o atendimento ao público no dia 20 de maio de 2024. As agências que voltaram a funcionar, embora com redução da força de trabalho devido às dificuldades de deslocamento dos servidores, são: Porto Alegre - Centro, Porto Alegre - Sul, Porto Alegre - Benefícios por Incapacidade, Alvorada, Canoas (sem atendimento de perícia médica), Gravataí, Guaíba (sem atendimento de perícia médica), Encantado (atendimento parcial), Montenegro e Novo Hamburgo.  

 

   Unidades que permanecem fechadas  

 

Algumas agências ainda não conseguiram reabrir devido aos danos estruturais causados pelas enchentes. As unidades em Esteio e São José do Norte continuam com as atividades suspensas, mas espera-se a retomada do atendimento nos próximos dias.  

 

Sem previsão de retorno do atendimento  

 

Algumas agências ainda não conseguiram reabrir devido aos danos estruturais causados pelas enchentes. As unidades em Cachoeirinha, Lajeado, São Sebastião do Caí e São Leopoldo continuam com as atividades suspensas e sem previsão de retorno do atendimento, até que os reparos necessários para garantir a segurança e a funcionalidade dos espaços ocorram. 

  

Destaca-se que a população poderá também buscar os serviços do INSS pelo Meu INSS, no site ou aplicativo de celular, ou através da Central de Atendimento do INSS por ligação gratuita para o 135. 

 

Ainda é possível alguns serviços serem requeridos por meio das entidades parceiras que possuem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para fins de requerimentos de benefícios e serviços.  

 

O INSS busca, nessa situação de adversidade, seguir com a missão e o dever de prestar e garantir proteção social aos cidadãos do Rio Grande do Sul, mantendo o seu compromisso com o profissionalismo e responsabilidade socioambiental.  

Juliana Gomes e Akihito Sato, estagiários sob supervisão de Jady Farias/Ascom 

 

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social 



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