Abono salarial é um dos serviços mais acessados do Governo Federal
Páginas e APPs vinculados ao Ministério do Trabalho e Previdência também estão entre os mais buscados e baixados
Publicado em 14/06/2022 11h47 Atualizado em 14/06/2022 11h58
O Relatório Mensal dos domínios gov.br, referente ao mês de maio, registrou que o saque do abono salarial foi o serviço mais buscado do Governo Federal na internet. Em relação aos cinco aplicativos mais baixados, destaque também para dois apps ligados ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) - Carteira de Trabalho Digital e Meu INSS. O relatório é divulgado mensalmente pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM).
O Abono Salarial é um benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo vigente na data do pagamento e está assegurado aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base e estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Já em relação aos aplicativos ligados ao MTP, os dois são direcionados a oferecer acesso fácil a informações e serviços previdenciários e trabalhistas. A Carteira de Trabalho Digital tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social. O Meu INSS permite, por exemplo, que o cidadão solicite aposentadoria, calcule quanto tempo falta para aposentar, além de acesso a extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios e contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Premiação
Além de mais baixados, os aplicativos Carteira de Trabalho Digital e Meu INSS estão concorrendo ao prêmio IBest 2022 das 20 maiores iniciativas digitais do Brasil, categoria Governo.
O Prêmio iBest ocorre de março a novembro com cinco fases. A participação é gratuita, tanto para votantes quanto para concorrentes e podem participar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, indistintamente, em uma mesma categoria.
Parceria Tecnológica
O portal e aplicativo, Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital são plataformas digitais desenvolvidas em parceria com a Dataprev, empresa parceria tecnológica do Governo Federal.
Rapidez e praticidade
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital oferece praticidade e rapidez nos processos de admissão e atualização dos dados dos trabalhadores, como férias e alterações de função. Além de oferecer mais segurança aos dados para que o trabalhador acesse as informações a qualquer momento. O download do aplicativo é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal gov.br por meio deste link.
Com a Portaria n. 1.065, de 23 de setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico de papel, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico em papel para contratação em empresas que já utilizam o eSocial.
Benefícios na palma da mão
No Meu INSS é possível fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Na última versão, o segurado já pode consultar a cópia dos contratos de empréstimo e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo. É o contato entre o INSS e os cidadãos.
Por meio do Meu INSS, o atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física, o que deixa tudo mais rápido. O tempo gasto na plataforma é, em média, menor que cinco minutos. E quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.
Para falar com a Helô, basta apertar o botão no canto inferior direito da tela.
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência
Posts Relacionados
Ver tudoPublicado em 3/10/2024 Na próxima sexta-feira (4), os sistemas hospedados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estarão fora do ar...
Publicado em 3/10/2024 Divergências superam R$ 900 milhões e o prazo para regularização vai até 30 de novembro de 2024. A Receita Federal...
Publicado em 3/10/2024 A Revisão NBC 26, de 2024, foi publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O documento altera as...
Comments